Palavra do Presidente

Senhores Associados,

Representar nossa categoria, considerada de suma importância para a economia, exige muita responsabilidade. Por este motivo, eu a atual diretoria do Sindcombustíveis-MA agradecemos a confiança.

Durante todo este ano, desenvolvemos atividades com o objetivo de nos aproximar cada vez mais da revenda, além de termos estreitado as relações com os organismos públicos, com a sociedade e com os formadores de opinião.

Recentemente, encaramos o desafio de, junto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e com o Governo do Estado – através das Secretarias de Minas e Energia (SEME) e de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) -, enfrentar a falta de licenciamento dos postos. Esta tarefa continua em plena execução pelas equipes da Buscar Treinamentos, parceira do Sindcombustíveis neste e em outros projetos, que permanecem visitando estabelecimentos, levantando dados e oferecendo assessoria para regularizá-los.

Como resultado desse engajamento, conseguimos emplacar a Portaria 119/2015 SEMA (anexa), que disciplina o licenciamento ambiental dos postos de revenda de combustível, tornando o processo menos burocrático.  A regulamentação, que valerá aos municípios, significa que o revendedor não precisa mais procurar qualquer outro agente que “vende dificuldade para colher facilidade” porque o trabalho da Buscar é sério, transparente e permite agilidade.

Outra relevante iniciativa foi instituir o Boletim Eletrônico semanal, publicado às segundas-feiras, que nos permite informá-los sobre nossas ações, reforçando o compromisso com a transparência. Nele, já destacamos, por exemplo, nosso luta contra as arbitrariedades cometidas pelo Procon, noticiamos a certificação de “excelente” que obtemos da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e promovemos a campanha “Abasteça um sonho neste Natal”, que arrecadou brinquedos e produtos de higiene pessoal às crianças pacientes do hospital Aldenora Belo.

Estamos nos principais pontos da cidade e às margens das rodovias. Somos o 2º arrecadador de ICMS do Maranhão e geramos aproximadamente 15 mil empregos diretos no estado.

É por isso que afirmo: as nossas diferenças precisam ser administradas em função de uma meta maior: a defesa dos legítimos interesses da nossa categoria que, por muito tempo, foi responsabilizada por irregularidades, distorções, abusos e, em alguns momentos, ainda é tratada como bandida.

Mas, precisamos ressaltar que nossas entidades representativas lutam, e muito, pela regularidade, não medindo esforços em auxiliar os órgãos fiscalizadores no combate à adulteração e à sonegação porque somos compostos de empresários sérios, honestos, trabalhadores, cientes e cumpridores dos seus deveres e obrigações.

Temos muito a comemorar e muito mais ainda para conquistar, não temos dúvida disso. Nas nossas próximas iniciativas, pedimos que você participe e ainda convide seu colega mais próximo para fazer parte desta luta que é de todos.

Que todos tenham um feliz natal e um próspero ano novo!

Orlando Santos

Presidente