Conferência do Benzeno

O presidente do SINDCOMBUSTÍVEIS-MA, Leopoldo Santos, esteve presente à Conferência Exposição Ocupacional do Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis, que ocorreu no dia 8 de novembro, e foi realizado pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em São Luís. Segundo dados do MPT-MA, participaram do evento representantes de 438 postos revendedores de combustíveis de todo o estado.

Riscos da exposição

O benzeno é uma substância química presente na evaporação da gasolina. A intoxicação pode acontecer por via oral, pela respiração ou em contato direto com a pele. Além de enjoo, taquicardia, dor de cabeça, tremores e sonolência, o benzeno pode causar câncer (leucemias e linfomas), anemia, hemorragia, danos ao fígado e ao cérebro. Nas mulheres, pode deixar a menstruação irregular e diminuir os ovários.

Legislação

Para inibir essa prática, os donos de postos de combustíveis precisam cumprir as regras previstas no anexo 2 da Norma Regulamentadora nº 9. As exigências vão desde treinamento dos trabalhadores, controle ambiental nos postos, higienização dos uniformes e fornecimento de equipamentos de proteção individual, como máscaras de proteção respiratória com filtro para vapores orgânicos.

A NR-9 também prevê a instalação de um sistema de recuperação nas bombas de abastecimento de combustíveis para captar o vapor e devolvê-lo ao tanque do posto. A principal preocupação é impedir a emissão de vapores de gasolina no meio ambiente de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *